domingo, 22 de maio de 2016

ADQUIRA O LIVRO: DO DISCURSO A PRÁTICA” Projetos Pedagógicos

VALORIZE O ESCRITOR BRASILEIRO

ADQUIRA O LIVRO: DO DISCURSO A PRÁTICA” Projetos Pedagógicos







APRESENTAÇÃO


 

O projeto pedagógico é uma excelente  ferramenta educacional, pois direciona ações para problemas específicos, agregando esforços para solução dos problemas levantados. Os projetos descritos neste livro, têm  como origem resultados de pesquisa realizada com alunos.

Segundo  Drouet: “Para que a aprendizagem provoque uma efetiva mudança de comportamento e amplie cada vez mais o potencial do educando, é necessário que ele perceba a relação entre o que está aprendendo e a sua vida”.

“DO DISCURSO A PRÁTICA” Projetos Pedagógicos,  baseia-se em um pensamento de Paulo Freire “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática. Não podemos ficar só no discurso, para uma aprendizagem mais significativa é preciso ação, esta ação acontece na execução de um projeto pedagógico. Ainda citando Paulo freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Na execução de um projeto pedagógico o  aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.

 

 “(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbricados e representados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4).

VALENTE, J.A. Formação de Professores: Diferentes Abordagens Pedagógicas. In: J.A. Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.

 

 

Seguimos uma sequencia que o aluno também é parte do processo de criação do projeto, partindo-se de um problema discutido com a turma, inicia-se o projeto de pesquisa, buscam-se e selecionam-se fontes de informação, estabelecem-se critérios de ordenação e de interpretação das fontes, recolhem-se novas dúvidas e perguntas, estabelecem-se relações com outros problemas, representa-se o processo de elaboração do conhecimento que foi seguido, recapitula (avalia-se) o que se aprendeu, examina-se um novo tema ou problema.

Uma consequência maravilhosa na execução do projeto, é que tanto aluno como educador, realizam uma espetacular viagem pelo mundo da informação e da pesquisa, em um dado momento no PROJETO MANGUEZAL passei a ser capitão de uma viagem que misturava ficção com realidade, no projeto PLANTAE premiado pelo MEC, crianças de 8 anos de idade, mandado recado a todos e ao mundo para cuidarem da terra, a atitude das crianças, me surpreenderam, eles se apropriaram do projeto, e dominaram conceitos sobre aquecimento global com tamanha facilidade, no PROJETO ARAMAFOO, passei a ser o aprendiz, imagine o professor agora era aluno, e até assistimos juntos o programa infantil preferidos das crianças.

Sabe passaria horas e horas escrevendo sobre as minhas alegrias e das crianças, e todos os atores da escola durante a execução dos projetos, fico feliz em saber que você vai contemplar partes dessas alegrias na leitura desse livro.

 

Reginaldo Paz
_________________________________________________________________________


 PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO
https://www.amazon.com.br/dp/B01FZUYZ3M

https://www.amazon.com.br/dp/B01FZUYZ3M


______________________________________________________________________________


PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO



http://www.saraiva.com.br/do-discurso-a-pratica-projetos-pedagogicos-9343288.html?sku=9343288&force_redirect=1







http://www.saraiva.com.br/do-discurso-a-pratica-projetos-pedagogicos-9343288.html?sku=9343288&force_redirect=1


____________________________________________________________________________







 PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO

https://agbook.com.br/book/209639--DO_DISCURSO_A_PRATICA_Projetos_Pedagogicos


https://agbook.com.br/book/209639--DO_DISCURSO_A_PRATICA_Projetos_Pedagogicos


__________________________________________________________________________


 PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO


https://www.clubedeautores.com.br/book/209639--DO_DISCURSO_A_PRATICA_Projetos_Pedagogicos#.V0Ga2-bmpkg



https://www.clubedeautores.com.br/book/209639--DO_DISCURSO_A_PRATICA_Projetos_Pedagogicos#.V0Ga2-bmpkg


___________________________________________________________________________


 PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO

http://www.xinxii.com/pt/do-discurso-pratica-projetos-pedagogicos-p-370170.html


http://www.xinxii.com/pt/do-discurso-pratica-projetos-pedagogicos-p-370170.html


VALOR DO EURO DIA 22/05/2016  R$ 3,94 VALOR DO LIVRO EM REAIS R$13,80

_______________________________________________________________________






 PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO


http://www.bookess.com/read/26371-do-discurso-a-pratica-projetos-pedagogicos/




http://www.bookess.com/read/26371-do-discurso-a-pratica-projetos-pedagogicos/


___________________________________________________________________________
PARA COMPRAR CLICK NA IMAGEM OU NO LINK ABAIXO


http://www.livrorama.com.br/loja/details.php?p=1377
























REGINALDO PAZ
CONTATOS
Whatsapp
+5579998292022
Facebook:
Twiter
@reginaldopazccb
Email
Fazer o bem é uma ação mais positiva do que a fé e a esperança
Eu determino em nome de Jesus Cristo: Seja Feliz agora!
Reginaldo Paz






Nenhum comentário:

Postar um comentário